Dois erros fundamentais que podem prejudicar uma carreira (por Max Gehringer)

Existem dois erros fundamentais que podem prejudicar uma carreira e ambos são fáceis de evitar. O primeiro é o mau relacionamento com o chefe. Qualquer funcionário, independente do cargo que vá ocupar na empresa, é contratado com a função de ser uma peça dentro de um sistema. E cada um desses sistemas internos gira em torno de uma pessoa, o chefe imediato. Portanto, a opinião de um funcionário sobre seu chefe não altera a hierarquia. Mesmo que o funcionário deteste o chefe como pessoa ou tenha restrições quanto à competência dele, é preciso saber manter um relacionamento civilizado e respeitoso. Sem o apoio do chefe, a carreira não engrena.

O segundo erro é colocar o foco sempre em si mesmo. O foco deve ser colocado nos resultados da empresa. Quando o funcionário dirige o foco sobre si mesmo e tenta ser sempre o personagem principal de qualquer situação, ele perde a simpatia de seus colegas de trabalho. Porque colegas de trabalho não são uma plateia. São atores de igual talento, atuando na mesma peça e no mesmo palco. Uma característica do funcionário centrado em si mesmo é a crítica constante ao sistema. Ele reclama que as coisas não estão acontecendo como ele gostaria nem na velocidade desejada. Mesmo que, por vezes, alguém não receba todos os méritos pelo trabalho que executa, sair falando mal do sistema não é a maneira mais inteligente de mudá‑lo.

Também é bom lembrar que o crescimento profissional sempre é bastante enfatizado durante um processo de contratação. Mas nenhum funcionário, até hoje, foi contratado com o objetivo primordial de construir uma carreira. Essa é a consequência, e não a causa. Uma carreira bem‑sucedida começa com duas providências elementares. Ganhar a confiança do chefe e conseguir o respeito dos colegas. Quem não consegue isso até poderá chegar a uma chefia algum dia, mas será muito, muito mais difícil.

 

2016-05-04_Aprenda a ser chefe_blog

Fonte: livro “Aprenda a ser chefe – Um manual de dicas e sugestões para chefes presentes e futuros” de Max Gehringer – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: