A educação “batata-quente” (por Içami Tiba)

A educação familiar não está dando conta das suas funções por uma série de motivos. A família acaba delegando ativa ou passivamente à escola, que não tem preparo, essa função. A família, hoje, reclama que a escola não faz a sua parte, pois acha que, se o filho está na escola, a responsabilidade da educação deve ser dela. A escola retruca, pois não consta do currículo escolar a “educação familiar” e devolve o aluno mal-educado aos seus pais.

Assim, a criança e o adolescente passam a ser uma “batata quente” que a família passa para a escola e a escola devolve para a família. Para tornar essa educação, escolar e familiar, mais compreensível e aplicável para qualquer pessoa, chamei-a de Educação Sustentável.

Educação Sustentável é tudo o que uma pessoa aprende ao longo de sua existência material – que seja dinâmico, evoluível, reproduzível, renovável, que dê origem a novos aprendizados; que seja acrescentável a todos os outros valores do bem, podendo ser multiplicável, reavaliado a todo instante pela própria pessoa. Enfim, é algo que não vem a ser simplesmente consumido, roubado, gasto, esquecido por desuso ou desprezado.

Educação Sustentável é como aprender os números: uma vez aprendidos, jamais os esquecemos e sempre os usamos; quanto mais usamos, mais práticos nos tornamos; é assim que conseguimos aprender as quatro operações matemáticas, e, por esse caminho, conseguimos chegar até a astronomia ou à física quântica.

2016-04_Ed Familiar_blog_com promoção

Fonte: livro “Educação Familiar – Presente e futuro” de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

2016-04_Promo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: