Pais e escola sob o comando dos filhos (por Içami Tiba)

Há pais que, por pagar a escola, acham que ela é responsável pela educação dos filhos. Quando a escola reclama de mau comportamento ou da indisciplina do aluno, os pais jogam a responsabilidade sobre a própria escola. “Já trabalhamos tanto, ficamos tão pouco tempo com os nossos filhos que não há horário para educá-los.” Usando esta desculpa como argumento, os pais deseducam os filhos, pois, durante os momentos de convivência, deixam-nos fazer tudo o que querem e não lhes fazem nenhuma cobrança.

Não se pode fazer tudo o que se quer, pois a vontade tem que ser educada. O que seria do trânsito, da sala de aula, dos clubes, dos aeroportos, do país se cada um fizesse o que tivesse vontade? Seria o caos. As regras existem para o benefício de todos, e a disciplina faz parte da educação de uma sociedade.

Os pais se unem aos filhos para reclamar da escola. É mais fácil e cômodo juntar-se ao reclamante do que fazê-lo ver o quanto ele pode estar enganado. O motivo dessa união é defender o filho a qualquer custo, mesmo que ele esteja errado. Se a escola pune, alegando que o aluno transgrediu tal regra, o filho geralmente conta a sua própria versão em casa. Nem sempre essa versão é verdadeira. Geralmente, ela serve ao filho para se proteger dos pais e manipulá-los contra a escola, fazendo-os acreditar que é inocente e que é a escola que está errada. O maior erro dos pais não está em querer proteger o filho, mas em não apurar a veracidade dos fatos. É neste gesto simples, mas firme, de procurar saber a verdade, que a ética é passada ao filho. Um filho não respeita pais que sejam manipulados por ele. Não confia em pais que caem na sua conversa, pois podem cair também nas conversas dos outros. Esta é a melhor maneira de perderem a autoridade.

2016-03-14_disciplina_blog_face_insta

Fonte: livro “Disciplina – Limite na medida certa” de Içami Tiba – Integrare Editora

 Saiba mais sobre o livro!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: