Não fique onde você não se encaixa (por Max Gehringer)

Uma pergunta que se faz muito hoje em dia é esta: por que tantos incompetentes são promovidos em empresas, enquanto os competentes são passados para trás? E a resposta é: porque existem duas definições de competência.

Uma é a definição da empresa e a outra é a definição dos empregados. Um subordinado acha que seu chefe deve ser um líder que desenvolve pessoas, que sabe delegar responsabilidades e acredita nos subordinados. Já a empresa pode não pensar nada disso. Para ela, o chefe eficiente é aquele que sabe mandar, nem que seja no grito, é centralizador, não escuta ninguém e só pensa nos resultados imediatos, mesmo que para isso tenha de esfolar seus subordinados. Uma empresa que pensa assim está errada, do ponto de vista dos manuais de recursos humanos que copiamos dos americanos, mas também pode estar certa se o seu foco for a sobrevivência de curto prazo, num país cheio de solavancos como o Brasil.

Para o subordinado, um chefe incompetente é um atraso de vida. Para a empresa, ele é um troglodita com uma causa. Existem muitas empresas que realmente acreditam em fatores positivos como motivação, cooperação, ambiente saudável, diálogo e orientação, e tentam colocá­los em prática. Mas a soma de tudo isso não significa necessariamente sucesso, assim como a empresa que tem chefes obtusos não será necessariamente um fracasso, se sucesso e fracasso forem medidos apenas pelos resultados financeiros. Portanto, tudo depende da filosofia da empresa.

Se você quer ser chefe, deve começar avaliando muito bem o comportamento e o estilo dos chefes da empresa na qual você trabalha. Isso porque, se você um dia você for promovido, terá de agir como eles agem. Se o modelo de chefia de sua empresa nada tem a ver com você, não espere para ver se um dia conseguirá mudar a empresa. O mais sensato para sua carreira é mudar o quanto antes para uma empresa cujos chefes se pareçam com o que você quer ser quando se tornar chefe.

2016-03-09_Aorebda a ser chefe_ok blog

Fonte: livro “Aprenda a ser chefe – Um manual de dicas e sugestões para chefes presentes e futuros” de Max Gehringer – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: