Praticando o senso de organização. (por Içami Tiba)

Os filhos têm que aprender a se organizar desde pequenos. Criancinhas de 2 anos de idade já sabem separar brinquedos por categorias. Por que adolescentes misturam tênis com CDs, camisetas com sanduíches e livros? Onde foi parar o senso de organização?

 

É preciso exercitá-los para recuperar esse senso. Cada coisa no seu lugar: camiseta no armário, livro na estante. E que haja uma caixa de bagunça grande o bastante para que caibam os objetos que causam bagunça. Cada coisa no seu lugar, lixo no lixo e bagunça dentro da caixa de bagunça.

 

É importante que desde cedo o filho comece a cuidar de alguns setores de sua vida, como roupas, higiene e o próprio quarto. Pouco progressiva é a mãe rabugenta, a que reclama, mas faz o serviço. Melhor seria se fosse risonha, mas nada fizesse, pelo contrário, ainda cobrasse firmemente a ordem.

 

Ser firme não é gritar, ficar nervosa, agredir. É não mudar de opinião, mesmo que os filhos fiquem se debatendo no chão e revirando os olhinhos.

 

Os pais devem se lembrar a toda hora de que sempre é tempo para aprender. Se o filho já aprendeu, é tempo de exigir que faça o que sabe. Somente a prática leva ao hábito.

 

insta_07_12_AQAE_IT_Integrare_Edit

 

Fonte: livro “Adolescentes: Quem Ama, Educa!”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

 

 

 

Kit site QAE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: