Identidade Organizacional. (por Lígia Fascioni)

O conceito de identidade organizacional, como demonstram os estudiosos Kiriakidou e Millward, não concorre com o de identidade corporativa. Segundo esses autores, a confusão ocorre por causa do caráter visual e de marketing associado normalmente à questão da identidade corporativa.

Nessa abordagem da identidade como um conjunto de ferramentas de comunicação (símbolos, logotipos, declarações de filosofia e ferramentas motivacionais), tudo é definido pela alta cúpula administrativa, onde ocorrem debates, entrevistas e questionamentos sobre onde a empresa deseja chegar, sua identidade desejada e até definições de missão e visão. Essa identidade “desejada” é então comunicada com o objetivo de se obter a imagem mais favorável no mercado e promover uma vantagem competitiva.

O que acontece, muitas vezes, é que a identidade “identificada” pelo alto escalão nem sempre é a representação genuína da corporação. Na vida real, a identidade corporativa é muito mais eficientemente comunicada por meio dos pensamentos, ações, comportamentos e interfaces dos colaboradores da empresa com o mercado.

Os funcionários conhecem bem a cultura da empresa e conseguem identificar, intuitivamente, alguns atributos essenciais. Então, identidade organizacional é o conjunto de estruturas que os membros utilizam para descrever o que é central, relevante e distintivo acerca da organização.

Eles afirmam ainda que a identidade organizacional é fortemente baseada em símbolos e significados particulares próprios de cada empresa, fazendo parte da sua cultura. Mas o que é uma empresa? Certamente, não são os prédios, nem a marca gráfica, nem os equipamentos e máquinas.

O que faz uma empresa são as pessoas que trabalham nela. São essas pessoas que constroem a sua cultura, a sua identidade organizacional e, em última instância, sua identidade corporativa. Dessa forma, pode-se dizer que identidade organizacional é um dos fatores de expressão da identidade corporativa.

insta_21_10_DNA Empresarial_Lígia Fascioni_Integrare_Edit

 

Fonte: livro “DNA Empresarial”, de Lígia Fascioni – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: