O jovem antenado com o mundo e o mercado. (por Ruy Leal)

Hoje em dia, as informações são disponibilizadas às toneladas. O conhecimento da civilização está disponível na internet. Tudo está lá, e é difícil escolher a informação mais adequada diante da diversidade e profundidade do que lá se encontra. A profusão de novos conteúdos é tanta que o problema se torna outro: é impossível absorvê-los pela velocidade que chegam. Jamais se viveu um período como este, e novamente, essas gerações são inseridas no centro das atenções, pois têm sido elas que melhor se adaptaram a essa forma de receber as informações para transformá-las em conhecimento.

Tamanhas facilidades acabam por criar em muitos o espírito da indolência ou, se preferir, do caminho curto. Como em quase tudo que vivenciam nesta época, parte desses jovens busca no aprendizado respostas mais fáceis e rápidas, descartando a pesquisa elaborada, evitando as dificuldades para a obtenção das informações e a análise criteriosa daquilo que foi conseguido.

Como toda informação está disponível, as empresas cobram isso dos candidatos a profissionais. O entendimento das empresas é bastante simples e pragmático: gente alienada não interessa.

Nos vários processos seletivos que verifiquei de perto, tenho observado o modo duro que as empresas identificam a posição dos candidatos quanto aos acontecimentos mundiais.

Não são raras as vezes em que candidatos tecnicamente talentosos, mas desligados e desinteressados, foram preteridos em favor de outros menos preparados, porém, muito mais antenados e interessados em relação ao mundo e a seus desafios.

insta_07_10_jovens digitais_Ruy Leal_Integrare_Edit

Fonte: livro “Jovens digitais: aprendizes, estagiários e trainees”, de Ruy Leal – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: