Educação deve vir de casa? (por Içami Tiba)

A maioria dos professores diz em uníssono que “Educa­ção deve vir de casa”. E, na vida social, se diz que “Educação vem de berço”. Mas não é verdade, pois nas escolas é que se percebe o quanto crianças e adolescentes não têm educação, apesar de terem “casa”, de terem “berço”.

Nos meus livros Quem Ama, Educa!; Adolescentes: Quem Ama, Educa! e Disciplina, Limite na Medida Certa – Novos Paradigmas, me estendo bastante sobre a educação familiar.

Os atrasos de crianças, por exemplo, dependem mais dos seus respon­sáveis do que delas mesmas. Bem diferente são os adoles­centes que, mesmo que os pais os deixem na porta da escola a tempo, se perdem ou se enroscam com colegas pelo cami­nho às salas de aula.

Há pais terceirizando a educação dos seus filhos para a escola, declarada ou subterraneamente, principalmente nas questões nas quais eles perderam o controle. Disciplina e responsabilidade, valores familiares, são os que os pais mais cobram da escola.

E não adianta dar instrumentos aos filhos se eles não estiverem capacitados para usá-los. É quanto a esse preparo que a escola entra com a disciplina e responsabilidade: para enfrentar comportamentos inadequados por ela percebidos. A escola não tem essa obrigação, bastaria que avisasse os pais sobre as inadequações, para que estes tomassem as medidas necessárias, e pronto, sua parte estaria cumprida. Mas a escola, mesmo que não esteja incumbida de transmitir valores que deveriam vir do berço (preparados pelos próprios pais), pode, no entanto, ajudar dentro da sua capacitação.

A educação pode não vir de casa, mas a escola não pode ser conivente com a falta dela. Em muitos casos, a indisciplina também está nos pais. A escola tem que voltar suas atenções para esses pais, com orientações, exigências, palestras, leituras obrigatórias e muitos outros recursos (como atendimentos por profissionais especializados) para os ajudar a serem também educadores.

insta_21_09_Ensinar aprendendo_Içami Tiba_Integrare_Edit

 

Fonte: livro “Ensinar aprendendo: novos paradigmas da educação”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Kit site QAE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: