Liberdade e responsabilidade na adolescência. (por Içami Tiba)

 

O grande conflito interno do adolescente é a luta entre a independência que quer ter e a dependência que tem dos pais para sobreviver.

Muitos adolescentes querem sair, ou fugir, de casa, não porque tenham lugar para ir, mas porque em casa não querem ficar. O que mais os adolescentes detestam nos seus pais é quando são tratados como crianças.

É um preço caro que os pais pagam quando não educam seus filhos aplicando o princípio de que é com a responsabilidade que se conquista a liberdade. Liberdade não se ganha de presente. Liberdade se conquista cada vez que se assume e atende à responsabilidade.

Quem simplesmente perdoa as falhas não educa. Os pais são os únicos que os adolescentes ainda aceitam como autoridade para cobrar pelos seus erros, fazê-los arcar com as consequências de suas falhas, por causa da dependência legal e financeira que realmente existe.

Está perdida a família onde quem manda é o adolescente. Até parece que o adolescente que faz uma vez já se autoriza a fazer outra vez, não importa se está certo ou errado. Portanto a simples permissão não educa para a liberdade. Ela tem de ser conquistada, com as consequências pela responsabilidade desenvolvida.

insta_07_09_Educação Familiar_Içami Tiba_Integrare_Edit

 

 

Fonte: livro “Educação familiar: presente e futuro”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Kit site QAE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: