Profissional FLUX – você é? (por Sidnei Oliveira)

HOUVE UM TEMPO EM que se podia definir a carreira de alguém pela quantidade de cargos ocupados em sua vida profissional. Era uma época diferente, na qual “crescer na carreira” significava simplesmente “assumir um cargo de relevância maior que o anterior”.

Assim, era possível iniciar a carreira em funções bem simples e operacionais, apenas com qualificação acadêmica básica. Nesse cenário, parte da responsabilidade pelo desenvolvimento profissional cabia à empresa, o que estabelecia uma conveniente simbiose entre ela e o profissional, permitindo décadas de relacionamento.

Agora, vivemos um novo tempo, com intensas transformações nos relacionamentos e na linguagem. Isso é o resultado dos avanços tecnológicos e da exposição à grande quantidade de informações a que todos somos submetidos.

Chegou o tempo do profissional FLUX. Esse novo profissional não se caracteriza por uma faixa de idade, expectativa de vida ou padrão de consumo. A definição de FLUX refere‑se muito mais ao comportamento desestruturado e não linear que diversas pessoas estão adotando em suas vidas, motivadas principalmente por um cenário caótico e mutante que observam ao seu redor.

São pessoas que se adaptaram melhor ao fluxo (flux, em inglês) inesgotável de informações e utilizam qualquer ferramenta para fazer uso delas. Estão sempre conectadas e buscando inovações. Além disso, adotam uma forma de interagir com as coisas, acreditando que sempre há como fazer melhor. Elas conseguem se motivar e estruturam suas expectativas e aspirações de acordo com esse ambiente caótico.

Um profissional flux não teme a demissão, porque confia em sua rede de relacionamentos e em sua capacidade de adaptação em diversos cenários profissionais. Ele acredita que sempre há emprego para quem inova e faz acontecer. É ambicioso com sua trajetória, por isso, diante de um profissional em posição mais privilegiada que a sua, normalmente aspira a essa posição, planeja um modo de chegar lá e calcula quanto tempo isso levará, em vez de ficar questionando por que não está lá.

Ter profissionais mais adaptados às constantes mudanças do mercado é um benefício extraordinário para as empresas. Além disso, observaremos que, por causa do desenvolvimento desse comportamento flux, lideranças mais inovadoras e conectadas ao mundo globalizado são formadas. Desta forma, os profissionais mais assertivos e determinados alcançam a visibilidade com maior rapidez nas empresas. Contudo, os lideres precisam estar mais bem preparados para identificar o profissional FLUX.

E você, já é um FLUX?

insta_19_08_Conectados, mas muito distraídos_Sidnei Oliveira_Integrare_Edit

 

 

Fonte: livro “Conectados, mas muito distraídos”, de Sidnei Oliveira – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: