Mãe Polivalente. (por Içami Tiba)

Todas as mães sentem muito a responsabilidade da maternidade. Umas, mesmo com pesar, necessitam colocar o trabalho como prioridade. A mãe polivalente consegue ser mulher mãe nas horas em que está com os filhos (e os educa) e working-mother quando está no trabalho, mas com uma grande diferença. Leva trabalho para casa e leva os filhos para o trabalho. É esta sua estratégia: para não ficar tanto tempo distante dos filhos, leva para casa algumas tarefas do trabalho e, durante o trabalho, dá um jeito de falar com os pequenos pelo telefone, com os maiores pela internet ou por torpedos do celular. Estas mães mais parecem irmãs mais velhas, não as antigas matronas, e não abrem mão da sua vida própria ou com o marido. São a típica mãe cheia de mãos, a mulher polvo.
Conheço uma mãe que, enquanto almoça um sanduíche, faz as unhas na manicure, fala com os filhos no telefone viva-voz e ainda folheia uma revista, protegendo o esmalte.

A mãe polivalente vive um desafio diário, como uma malabarista que precisa manter vários pratos no ar o tempo todo sem que nenhum caia no chão. Ela está cansada, mas ainda não está pronta para passar tarefas para outras pessoas. Ao mesmo tempo que quer essa colaboração, e cria toda uma estrutura para manter a rotina e o bom andamento familiar, não abre mão do controle que precisa ter de tudo – desde o conhecimento do que está em cada prateleira da despensa até a roupa que cada filho está usando durante o dia, se lanchou e quantas horas assistiu de televisão. Mesmo sabendo que esse é o preço que paga pela opção de ser uma mãe polivalente, aceita o desafio e procura viver cada dia da melhor maneira possível.

insta_17_08_Quem Ama Educa_Içami Tiba_Integrare_Edit

 

 

Fonte: livro “Educação familiar: presente e futuro”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

2013_03_coleções_site_Educação_midias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: