A diferença entre ser engraçado e ser inconveniente (por Max Gehringer)

Toda empresa tem aquele sujeito que é o rei das tiradinhas. Ele não consegue resistir à tentação de transformar qualquer assunto em uma boa piada. Tem gente que até perde o emprego, mas jamais perde a piada. Os colegas às vezes riem, outras vezes acham que o humorista está sendo inconveniente, pois ele até conta a piada certa, mas na hora errada.

Já os chefes normalmente detestam o funcionário piadista, porque consideram que ele tira a atenção de quem precisa trabalhar com seriedade. E, só para menosprezar, dão ao coitado um apelido degradante — o palhaço da empresa.

Quando eu tinha 10 anos, eu era o palhaço da escola. Vivia dando minhas tiradinhas durante as aulas e, por causa disso, ficava constantemente de castigo. Meus pais foram chamados diversas vezes pelos professores e ouviram que, se eu continuasse a agir daquele jeito, seria um fracassado na vida, porque eu não levava nada a sério. Só que, uma vez por ano, a escola promovia uma festa no dia dos professores. E eu era o apresentador da festa. Vestido, só para variar, de palhaço. O palhaço Rapadura. E ali, no palco, eu repetia as mesmas piadas que contava na classe. Imitava os professores, a maneira como eles falavam e seus trejeitos. Só que, para minha surpresa, na festa, os professores riam e até aplaudiam. Mas, na aula seguinte, na primeira piada, eles me botavam novamente para fora da classe.

Representar o palhaço Rapadura foi uma lição que acabou sendo extremamente útil para minha vida profissional. Ser bem-humorado ajuda muito a quem quer chegar a um cargo de chefia. Desde que se saiba usar no momento certo o riso, o humor e, principalmente, a crítica irônica.

insta_31_07_Aprenda a ser chefe_Max Gehringer_Integrare_Edit

Fonte: livro “Aprenda a ser chefe: um manual de dicas e sugestões para chefes presentes e futuros”, de Max Gehringer. Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, Consulte o livro ou entre contato conosco.

Saiba mais sobre o livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: