Criando ambientes de confiança. (por Leila Navarro e José María Gasalla)

Para sobreviver no competitivo mundo globalizado, as empresas precisam ter gente comprometida com os objetivos organizacionais. Exortam seus funcionários a “vestir a camisa”, “dar o seu melhor”, buscar continuamente o autodesenvolvimento e a superação e tudo o mais. Procuram estimular a fidelidade com promoções de carreira, prêmios e outros mecanismos recompensadores. Só se esquecem de que, para criar o vínculo que desejam com os funcionários, precisam oferecer a eles um ambiente de confiança.

Se a organização não dá confiança às pessoas, as pessoas não dão confiança à organização, não criam comprometimento com ela e a abandonam na primeira oportunidade que tiverem. Ocorre com as empresas algo semelhante ao que ocorre com as famílias. Se a família faz com que os filhos se sintam estimados e respeitados, tenham abertura para discutir as regras, falar abertamente o que pensam e cometer erros, eles se manterão por perto; caso contrário, darão um jeito de sair de casa e viver em um lugar no qual se sintam melhor.

Há os profissionais que não deixam a empresa, mas também não criam comprometimento e passam a vida fazendo apenas a sua parte. Sabem que sofrerão sérias consequências se não corresponderem ao que se espera deles, mas não fazem nada além disso. Não se preocupam com o trabalho dos outros, não se interessam pelos problemas da empresa, não ousa ir além de suas funções. Agem dessa forma não por simples má vontade, mas principalmente por não confiar que sua iniciativa faça diferença.

Insta_27_05_Confiança_Leila Navarro, José María Gasalla _Integrare_Edit

Fonte: livro “Confiança – a chave para o sucesso pessoal e empresarial”, de Leila Navarro e José María Gasalla – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: