Preparativos para amamentação (por Vitória Pamplona, Tomaz Pinheiro da Costa e Marcus Renato de Carvalho)

Já está comprovado que não é necessário preparar as mamas para o aleitamento, com aqueles exercícios de esfregar buchas e toalhas nos bicos dos peitos (mamilos). Durante a gravidez, a natureza prepara as glândulas mamárias, fazendo com que elas cresçam até quatro vezes mais. A parte escura ao redor do mamilo (a aréola) fica resistente, o que a torna menos sensível. Você notará aí uns “carocinhos”, como se fossem acnes. São as glândulas de Montgomery (uma derivação especial das glândulas sebáceas da pele) que nesta fase se tornam maiores e mais numerosas, produzindo uma oleosidade especial, que faz com que os mamilos e aréola fiquem mais lubrificados e protegidos. Por isso, você não precisa passar nenhuma substância – creme ou pomada nas aréolas ou mamilos. Em mulheres com a pele muito branca, fina e sensível, os banhos de sol pela manhã podem ser úteis. Você pode usar cremes em massagens nas mamas, porém não na aréola.

O imprescindível é preparar a “cabeça” dos pais, de modo que saibam a importância da amamentação e do leite materno, como o leite é produzido e fica disponível para o bebê, e as técnicas de como dar o peito.

O sutiã é recomendado durante a gestação em razão do grande aumento do volume mamário, para dar sustentação, e melhorando futuramente a saída do leite. Use, de preferência, um sutiã de algodão que tenha uma “base” de apoio larga.

Caso você tenha um ou os dois bicos do peito para dentro ou achatados (mamilos invertidos ou planos) saiba que isto não impedirá a amamentação. O bebê, como veremos mais adiante, tem que abocanhar toda a parte escura ao redor do mamilo e isto fará com que o leite flua. Converse com seu pré-natalista, peça que examine suas mamas e indique exercícios especiais, se for o caso.

Insta_13_05_Da Gravidez a amamentacao_Vitória Pamplona, Tomaz Pinheiro da Costa e Marcus Renato de Carvalho _Integrare_Edit

Fonte: livro “Da gravidez à amamentação – o dia a dia de um importante período de nossas vidas”, de Vitória Pamplona, Tomaz Pinheiro da Costa e Marcus Renato de Carvalho – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: