Engolir a aula. (por Içami Tiba)

Esta etapa de engolir o alimento é um processo individual, isto é, tem de ser feita por quem o ingere. Equivale à etapa em que o aluno decompõe a informação em partes me­nores para ser compreendida e depois incorporada no corpo do conhecimento.

A mastigação e a deglutição são processos voluntários, isto é, dependem do aluno. Depois de engolida a aula, a etapa seguinte é a digestão, que independe da vontade de qualquer pessoa.

Quero dizer com isso que a desmontagem da informação pode ser facilitada pelo professor, mas, sem dúvida, o processo digestivo cabe ao aluno. Se mastiga bem ou não a comida, é trabalho do seu tubo digestivo. Supondo uma aprendizagem em sequência, em que a matéria seguinte depende da anterior, se a primeira não tiver sido absorvida, será necessário desmontá-la em partes ainda menores para favorecer sua compreensão. Por exemplo, a resolução de um problema que dependa do teorema de Pitágoras. Se o aluno o souber, ótimo, poderá resolver o problema sem dificuldades. Caso contrário, será necessário que o professor primeiro desintegre o teorema para que assim o aluno entenda a informação seguinte.

Um grande erro do aluno é receber a matéria “do jeito que o professor dá” para passar para a segunda etapa em casa, quando já deveriam estar na terceira etapa.

Faz isso para não usar o cérebro durante a aula. Vai engolindo tudo, os compreendidos e os não-compreendidos. Em casa é que vai devolver tudo à mesa.

Então vai tentar compreender tudo de uma só vez. Isso quando não deixa para fazê-lo somente às vésperas das provas. Não seria mais fácil perguntar na hora ao professor? Há vários professores que dedicam algum tempo para reexplicar a quem não compreendeu o que foi dito. Existe uma progressão para a compreensão. Não se pula o que não se compreende, pois quando chegar a matéria nova o aluno não terá base para apreendê-la.

INSTA_04_05_Ensinar aprendendo_Içami Tiba_Integrare_Edit

Fonte: livro “Ensinar aprendendo: novos paradigmas na educação”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

2013_03_coleções_site_Educação_midias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: