Família: Organização sustentável e vencedora. (por Içami Tiba)

A família, formada por pai, mãe e filhos ou seus equivalentes, é o agrupamento humano afetivo‑social‑ econômico mais bem-sucedido e sustentável que já existiu em toda humanidade. Existe e provavelmente existirá enquanto houver seres humanos. Entretanto, ela também pode ser parcialmente responsabilizada por uma série de sofrimentos e desgraças pessoais, familiares, profissionais e sociais que acompanhamos atualmente.

A família deveria ser o exemplo maior de relacionamentos integrais entre seus componentes. Daí a importância de os pais se prepararem para exercerem melhor suas funções de pais capacitando-se para educarem os filhos por meio de conhecimentos educativos. Do contrário, continuaremos às voltas com essa situação familiar caótica que observamos hoje.

De modo geral, a tendência da família é querer se livrar logo de um problema que incomoda, sem levar em conta uma visão estratégica para o futuro (isto é, sem sustentabilidade). Os pais precisam se preparar para a adolescência, quando grande parte dos conflitos estoura. É preciso transferir a visão do planejamento estratégico, tão difundida no mundo dos negócios para a educação, pensando em projetos de curto e longo prazos. Só assim será possível realizar uma Educação Sustentável que beneficie a pessoa, sua família e a sociedade.

Mas, atenção: a Educação Sustentável não se aplica exclusivamente ao bebê e à criança pequena. Mesmo que o filho esteja na adolescência e os pais se deparem com muitos desafios dentro de casa, ainda é possível aplicar essa noção. Qualquer momento é tempo para começar a Educação Sustentável. Aliás, o adolescente é capaz de entender muito melhor essa educação pela lógica que existe nela do que aquelas nas quais ele pode fazer o que quiser, ou não pode fazer nada porque uma autoridade não deixa.

Os pais são afetivamente importantes para a vida toda dos filhos mas têm que se tornar materialmente inúteis a eles. Se o filho aprende que é ele mesmo que terá de fazer, logo ele se sentirá capaz de sustentar algumas ações. Ninguém nasce sustentável e sustentabilidade deve ser construída por si dentro de si, para carregá‑la pela vida toda, para onde for. Os pais têm o dever de ajudar o filho a ser sustentável e de não serem o sustentáculo da vida dele.

INSTA_27_04_Educacao Familiar_Içami Tiba_Integrare_Edit

Fonte: livro “Educação familiar: presente e futuro”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

2013_03_coleções_site_Educação_midias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: