Como se manter ativo na melhor idade. (por Vânia Figueiredo)

Pode parecer depreciativo ver idosos jogando damas ou dominó na praça, mas eles estão muito mais ativos que aqueles outros, na mesma praça, que se limitam a ver as pessoas indo e vindo, sem sequer comentar a esse respeito.

Senhoras fazendo tricô no salão de beleza estão em pleno exercício de atividade e lazer, muito mais do que as que se refugiam diante da televisão horas a fio. Não que a tevê seja condenável, mas, para manter- se atualizado e conectado com o mundo, é preciso alternar as novelas com os noticiários, programas de culinária com talk shows de qualidade.

Ser idoso não pode significar ser alienado, e ainda que o inverno às vezes se torne monótono sempre há o que fazer para preencher o tempo. De preferência com coisas vivas (animais, plantas etc.) ou coisas úteis para os outros, como os belos xales de crochê que minha mãe tecia aos 90 e poucos anos, vendendo-os a parentes e amigos, com uma alegre sensação de ainda estar sendo produtiva. Guardo um desses xales como recordação e incentivo.

Interessar-se pela informática, mergulhar na aventura de e-mails e redes sociais pode iluminar muito o inverno de quem não quer ficar à margem da vida. É uma ótima alternativa para quem tem problemas de locomoção. Tudo vale a pena para que a alma não envelheça e se torne pequena.

INSTA_03_04_2015_Nozes para o inverno_Vânia Figueiredo_Integrare_Edit

Fonte: livro “Nozes para o inverno – como se preparar para a melhor idade antes que ela chegue”, de Vânia Figueiredo. Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, Consulte o livro ou entre contato conosco.

Saiba mais sobre o livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: