Cérebro do adolescente: aprenda a lidar com ele (por Içami Tiba)

Nas meninas, o cérebro amadurece cerca de dois anos mais cedo. O hormônio sexual feminino, o estrogênio, tem papel importante na remodelação desse órgão. Os mesmos hormônios que provocam o terremoto corporal e a confusão mental, com o passar do tempo se incumbem de colocar ordem na casa.

Durante a maturação cerebral, a síntese de mielina, substância gordurosa e isolante que envolve os neurônios como o plástico de um fio elétrico, torna seu funcionamento mais eficiente.

Mas, enquanto as áreas cerebrais de processamento emocional não estiverem maduras, o adolescente tenderá a revelar um humor instável. Encarar situações novas ou pessoas com opiniões diferentes pode levá-lo ao típico curto-circuito emocional, inexplicável durante tantas décadas e agora, finalmente, mais bem compreendido.

O cérebro amadurecido dos pais deveria tratar com especial carinho aqueles em amadurecimento, usando paciência para ouvi-los até o fim, para realmente entendê-los. No lugar de qualifica-los pejorativamente, e assim diminuir a autoestima, melhor seria perguntar-lhes como vão resolver eventuais dificuldades, obstáculos e problemas que surgirem pela frente. Focalizando cada hipótese e raciocinando sobre ela é que o(a) adolescente vai exercitando a prudência, a previdência, alternativas resolutivas e responsabilidades. É uma maneira de exercitar o amadurecimento.

Adolescentes_Içami Tiba_Integrare_Edit

Fonte: livro “Adolescentes: quem ama, educa!”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

2013_03_coleções_site_Educação_midias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: