Ciclo vital da família: como se posicionar em cada uma das fases (por Içami Tiba)

Tudo o que tem vida tem seus estágios. Cada estágio traz também um ciclo com começo, meio e fim. O ser humano, no seu ciclo biológico de vida, nasce, passa pela infância, adolescência, maturidade, senilidade e morre.

A família também tem o seu ciclo vital com quatro estágios, de acordo com estudos de Ceneide M. O. Cerveny e Cristiana M. E. Berthoud.

A fase de aquisição vai desde a único do casal até a entrada dos filhos na adolescência. É a fase da conquista de segurança, representada pela aquisição da casa própria, planos de saúde e poupança para os estudos dos filhos, cursos complementares e pelo crescimento profissional.

Na fase adolescente, todos adolescem, inclusive o pai, a mãe, ou ambos. Há nessa fase revisão de valores, cuidados com estética, separações, novos casamentos, maior diálogo e trocas entre pais e filhos, com flexibilização e adequação de valores e regras.

A fase mais longa do ciclo vital da família é a fase madura, com a saída dos filhos do lar, a entrada dos novos membros da família e a chegada dos netos. Surgem as preocupações com aposentadoria e os cuidados com o envelhecimento. Geralmente a casa fica cheia, mesmo com menos filhos.

Há então a última fase, pós-aposentadoria, que aparece como fruto tardio de como a pessoa viveu, com dividendos favoráveis e qualidade de vida ou com prejuízos e consequências que pioram com a longevidade. A casa que deveria ficar mais vazia, hoje ainda conta com adultos jovens e/ou filhos separados em casa.

O conhecimento destas fases ajuda a família a posicionar-se perante os conflitos e decisões do dia a dia. Um mesmo problema pode apresentar soluções diferentes, dependendo da fase de desenvolvimento em que se encontra a família.

Familia de Alta Performance_Içami Tiba_Integrare_Edit

Fonte: livro “Família Alta Performance”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

2013_03_coleções_site_Educação_midias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: