Pai é pai e Amigo é amigo! Por Içami Tiba


É dentro da família que se constata o quanto o pai abriu mão do seu poder de chefe e ainda não encontrou o seu novo papel de pai educador sustentável. De fato, como provedor, já não é mais o único e passou a contar com a receita financeira da esposa, resultante do seu trabalho fora de casa. Já não são raras as situações nas quais as esposas têm rendimentos superiores aos dos maridos.

No trabalho fora de casa, os homens estão perdendo empregos numa escala inversamente proporcional ao ganho de vagas de empregos das mulheres. Diante dessa circunstância, os desempregados mais versáteis começaram a ajudar suas esposas, mães dos seus filhos, e já adquiriram certa prática de cuidar da casa e dos filhos, com ou sem a supervisão delas.

O que fica patente é a dificuldade que os pais masculinos sentem para se constituírem educadores sustentáveis dos seus próprios filhos. Por não querer perder o vínculo com eles, elevaram os filhos à categoria de amigos e não raro já se aclamam “sou o seu melhor amigo”, querendo dizer com isso que o amor de amigo é melhor que o amor de pai. O que eles não pensam é que amigo é ótimo, mas não é de amigo que o filho precisa para sua formação e educação, mas sim de um pai. Portanto, fica óbvia a confusão que se instala quando o pai abre mão de ser pai e adota a condição de amigo.

Em resumo, o que um filho precisa hoje é de um pai educador sustentável. Pois o pai não pode se contentar em ser o auxiliar da mãe. Ele tem de descobrir sua nova paternagem sustentável. O que não pode ocorrer é um filho ficar sem pai.

 

 Imagem

Fonte: livro “Educação Familiar – Presente e Futuro”, de Içami Tiba. Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

 

Saiba mais sobre o livro!

 

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: