Pais, filhos, jornais e brinquedos: a disputa pela atenção! Por Içami Tiba

 

Quando o pai chega em casa, o que ele mais quer é recuperar-se. Seu corpo está arrebentado e seu cérebro “em coma”. O seu jornal, televisão, internet funcionam como a fogueira no terreiro do jurássico caçador. Está dando uma ocupação para os olhos enquanto tudo se recupera em paz. E o que o filho mais deseja é brincar com o pai. Resumindo: o pai quer paz, e o filho quer o pai…

O filho, em busca de companhia, faz de tudo para chamar a atenção do pai. Aliás, as crianças estabelecem com os adultos uma relação em forma de túnel: elas ficam de um lado, o adulto de outro. Se o pai der atenção para outra pessoa ou mesmo para o jornal, o filho sente-se excluído. É como se o pai se instalasse numa das pontas do túnel e colocasse a televisão ou o computador no meio, e o filho ficasse na outra ponta. A relação com o filho foi bloqueada.

 

Os pais precisam encontrar um jeito, seja como for, de dar

atenção para o filho no momento em que ele pedir. Não adianta

enchê-lo de atenções quando ele não a quer mais.

Se o pai fizer valer sua vontade com base na lei do mais forte (repreender, agredir, reprimir), o filho sentirá que ele não é seu companheiro. Daí começam a surgir brechas que podem caminhar para o rompimento do relacionamento. O importante para o filho é a convivência e o companheirismo do pai. Se, por exemplo, o pai pegá-lo no colo enquanto lhe mostra um brinquedo, o que acontece? O pai se coloca ao lado do filho para observar o brinquedo que está na outra ponta do túnel. Da mesma forma, se o pai puser o filho ao seu lado, os dois terão diante de si a televisão e poderão assistir ao programa juntos. Contudo, para que o filho olhe para a TV ou qualquer outro ponto que o pai queira lhe mostrar, é preciso que o pai tenha olhado antes para o brinquedo dele.

Imagem

Fonte: livro “Disciplina – Limite na medida certa”, de Içami Tiba – Integrare Editora

 

Saiba mais sobre o livro!

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: