Pais equilibrados, filhos realizados! Por Gabriel Carneiro Costa

Lembro-me de uma cliente que, no meio do contrato de coaching, pediu para mudar o foco e falar a respeito de seu filho, que estava passando por dificuldades de relacionamento na escola e às vezes com ela mesma.

Ela começou a listar uma série de características que seu filho tinha e que incomodava as pessoas com quem ele convivia. Quanto mais eu escutava, mais percebia que se tratava das mesmas características que atrapalhavam a jornada pessoal dela. O filho estava apenas reproduzindo o modelo aprendido.

Antes de discutir as dificuldades do menino em ser mais obediente à mãe e em se relacionar com mais fluidez, resolvi questioná-la a respeito da mãe que ela era e da mãe que queria ser.

Como na maioria das vezes, a cliente nunca tinha parado para pensar na profundidade dessa questão. Ela sabia muito bem que tipo de filho queria ter, mas não investira tempo e energia para pensar a respeito da mãe que queria ser.

Ela ficou intrigada com o questionamento e comentou que gostaria de ser uma mãe com mais paciência, mas que isso não era para ela. Que ela jamais conseguiria.

Educar filhos dá trabalho, e não basta apenas amar. Aliás, amor é o sentimento básico para qualquer processo de educação. Sem amor, uma relação entre pais e filhos nunca será realmente saudável. Mas esse amor, por maior que seja, não basta. É necessário ter disciplina para poder dar uma boa educação, mais do que satisfação.

Se a criança não

aprendeu, é porque ninguém

a ensinou. Pelo menos não o

suficiente para que

fosse aprendido.

Imagem

Fonte: livro “O encantador de pessoas – Como trabalhar sua vida em busca da felicidade e realização pessoal”, de Gabriel Carneiro Costa – Integrare Editora

 

Saiba mais sobre o livro!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: