Cuide dos seus pertences! Ensine isso aos seus filhos… Por Içami Tiba

Príncipes, princesas e tiranos não costumam guardar seus brinquedos após brincar. Ora, crianças que conseguem pegar seus brinquedos onde eles estão guardados são capazes também de guardá‑los no mesmo lugar. Só não o fazem porque não lhes ensinaram.

O que elas aprenderam é que outras pessoas sempre guardam seus brinquedos. Por mais amor que tenha, a mãe estará deseducando a filha ao abrir exceções, pois valores não comportam exceções.

No mundo em que vivemos, é muito importante que cada um aprenda a cuidar dos seus pertences, a alimentar seus vínculos afetivos, a preservar o seu planeta para seus descendentes. Esse é um valor que todo cidadão deve cultivar. Nada melhor que ensinar uma criança a cuidar dos seus brinquedos, pois eles são seus pertences de valor. A frase de ensinamento é: Quem não cuida do que é seu perde. Os pais devem combinar com o filho que ele tem de guardar os brinquedos depois que acabar de brincar. É importante estabelecer um prazo para que o ensinamento seja cumprido. Ensinamentos sem prazo de execução permitem desculpas como “depois eu guardo”, bem como, no dia seguinte, “esqueci de guardar”.

Caso não cuide dos seus brinquedos, eles serão doados para crianças pobres. Enquanto o filho não incorporar o valor de cuidar do que é seu, os pais poderão dar sempre uma última chance para que o brinquedo seja guardado, contando até três. Se, ao terminar a contagem, o brinquedo ainda continuar fora do lugar, os pais devem guardá‑lo para doar. E, muito importante: não podem ficar com pena do valor ou da criança e simplesmente esconder o brinquedo. Poupá‑la “gentilmente” apenas a deseduca. Guardar o brinquedo sem que a criança perceba também é antipedagógico.

Imagem

Fonte: livro “Pais e Educadores de Alta Performance”, de Içami Tiba – Integrare Editora

 

Saiba mais sobre o livro!

 

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: