Pais participativos não apostam na sorte! Por Leo Fraiman

Pais participativos não apostam na sorte, e sim em sua própria atitude diante de uma família que é sua. Eles são os capitães do lar, os mestres de seu destino.

Por que admiramos um diamante? Por que gostamos tanto de uma casa construída com uma arquitetura diferenciada? O que nos faz apreciar um quadro executado nos detalhes, ou uma jogada ensaiada que resulta em perfeição de nosso time no campeonato?

O que nos encanta na música tocada com maestria, ou no passo de dança dificílimo, que para aquele dançarino parece tão fácil? Admiramos essas situações pois sabemos que por trás do brilhantismo há uma lapidação constante, há suor, esforço, persistência e, muitas vezes, até dor.

Como podemos perceber, educar é um treino de conexões cerebrais, que funciona como uma academia de ginástica. Quanto mais uma conexão é reforçada, mais rapidamente e automaticamente ela é acionada e tende a se tornar uma “verdade”. Cada comportamento, cada palavra, cada abraço dos pais dispara conexões relacionadas a bem-estar, ao amor, a segurança. Da mesma forma, o abandono, o afastamento, a violência também disparam conexões relacionadas a isso. Por isso, ao participar da educação dos filhos, os pais colaboram com a saúde mental dos filhos, na medida em que estes têm seu cérebro acostumado a sentir-se bem estimulado e podendo funcionar em um estado favorável ao estudo e à autoestima.

Imagem

Fonte: livro “Meu filho chegou à adolescência, e agora? Como construir um projeto de vida juntos”, de Leo Fraiman – Integrare Editora

 

Saiba mais sobre o livro!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: