Onde o bebê deve dormir? Por Içami Tiba

Esta é uma pergunta que ouço muito em minhas palestras. Na cama dos pais? Numa cama separada? Num quarto separado? Sozinho? Acompanhado de um adulto?

Antes de tudo, é preciso fazer um levantamento das condições da família. Quando existe um quarto disponível só para o bebê, é preciso ter certeza de que seja possível perceber o que acontece com o recém-nascido lá dentro. Se as portas ficarem abertas, essa percepção é facilitada. Com a monitoração (transmissão de som e imagens através de aparelhos eletroeletrônicos), as portas podem ficar fechadas.

Mesmo que haja enfermeira, babá ou qualquer outra pessoa que possa dormir no quarto do bebê para atendê-lo, a criança deve pegar no sono sozinha, sem ninguém no quarto, pois a criança que precisa da presença de alguém para dormir irá chamar esse alguém se acordar de noite.

Se o quarto individual não for possível, nada impede que o bebê possa inicialmente dormir no quarto dos pais, mas o ideal, para a melhor formação dele, é que não seja na cama dos pais. Isso é importante também para o casal.

Mas calma! Não é porque o filho nasceu e se separou do corpo da mãe que tem de se afastar totalmente dela. Nos primeiros meses, para facilitar as mamadas noturnas, é mais prático para a mãe que o bebê fique no quarto dormindo num carrinho, num cestinho ou num berço.

 

A criança com autonomia de sono, que sabe esperar, é mais independente e feliz que uma irritada e ranzinza, que se recusa a dormir.

Image

Fonte: livro “Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos”, de Içami Tiba – Integrare Editora

 

Saiba mais sobre o livro!

Image

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: