Casamento que não dá certo! Por Içami Tiba

Como pode um casamento não dar certo? Não é bem um casamento que não dá certo, mas o relacionamento que não suportou o casamento, pois é preciso muita saúde relacional para se dar bem também no casamento. Como diriam os jovens adeptos dos videogames: é uma nova fase do jogo, numa etapa crescente de dificuldade. A próxima fase será a de ter filhos.

Os motivos apontados para a separação do casal são os mais variados possíveis. Os pais dos cônjuges costumam justificar que os filhos não estavam prontos para casar. Eles próprios se justificam a quem pergunte que “não tem (tinha) como dar certo, pois…”, e vem então uma lista de queixas. Muitas destas já foram percebidas antes, mas esperava-se que quando casassem melhoraria.

Ninguém melhora ou piora magicamente. O que pode ser mágico é o resultado de uma mudança que vai se fazendo inte\riormente até dar os seus primeiros sinais exteriores. Aí surgem as explicações: “surgiu do nada”; “veio de repente”; “veio assim, sem nada a ver, de uma hora para outra” etc.

A separação de casal funciona como a maioria das doenças. Ela vai se instalando e quando se percebe já há sintomas, e a pessoa então procura o tratamento. O acidente vascular cerebral ou o infarto agudo do coração não têm nada de acidente nem de agudo. Os vasos sanguíneos vão se entupindo por muitos e muitos anos até que o mais sobrecarregado entope de vez, quando aparece o conhecido “derrame”.

Imagem

Fonte: livro “Família de Alta Performance – Conceitos contemporâneos na Educação”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

 

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: