Para um casamento ser feliz! Por Içami Tiba

Para um casamento ser feliz são necessários basicamente dois componentes: saúde psíquica de cada um deles e saúde relacional. Uma pessoa muito comprometida como psicóticos ou neuróticos graves não tem disponibilidade nem disposição psíquica para se relacionar com outras pessoas.

Mesmo sem ser gravemente comprometidas, as chamadas pessoas “normais” também têm uma tal “incompatibilidade de gênios” que torna o relacionamento inviável. São pessoas que podem se relacionar muito bem com certas pessoas, mas não conseguem nem ficar perto de outras.

Podem se amar apaixonadamente, mas uma pessoa tremendamente bagunceira torna a vida de outra regularmente ordeira um tormento. Podem sair, passar poucos dias juntos num hotel, porém morar juntos pode ser um inferno para a pessoa ordeira.

Para o bagunceiro, a ordem não incomoda em nada, pois até facilita sua vida. Mas para a pessoa ordeira, mesmo sem nenhuma mania de limpeza ou rituais de ordenar tudo, o que poderia ser engraçado no começo torna impossível a convivência.

De normais a psicóticos todos somos “normóticos”, me dizia um professor de psicoterapia, parafraseando a já conhecida frase “de médico e louco, todos temos um pouco”. Mesmo os bastante alterados psiquicamente podem exercer funções “normalmente” desde que não se mexa com os seus problemas.

Assim também são os relacionamentos. Se os pontos atingidos pelo cônjuge não lhe forem essenciais, este pode manter bom relacionamento, por tempo indeterminado. Mas este precário equilíbrio não comporta a vinda de filhos e o casamento em geral acaba afundando.

Imagem

Fonte: livro “Família de Alta Performance – Conceitos contemporâneos na Educação”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: