Desabafo de mãe! Por Natércia Tiba

 

Nos atendimentos familiares, um dos pontos mais importantes tem sido mostrar aos filhos que os pais são humanos, erram, ficam nervosos, sobrecarregados e explodem também. Parece que a maioria dos filhos de hoje precisa de um wake up call: “Ei, tem alguém aqui! Eu, sua mãe (ou pai), existo!”

            Os filhos não são também responsáveis pelos pais que somos? Claro que sim! O nível de responsabilidade é muito diferente. Nós apresentamos o mundo aos filhos, passamos a eles os valores básicos. Muitas vezes cobramos atitudes que esquecemos que eles não nascem sabendo, que somos nós que ensinamos… mas chega um momento em que precisamos cobrar deles também. Cobrar na medida do que eles podem oferecer, cobrar pelas responsabilidades que são capazes de assumir.

          Há algo que desde o começo precisamos ensinar e cobrar: os filhos precisam ver que numa relação há sempre alguém do outro lado. Alguém que durante muitos e muitos anos costumamos ser nós, os pais (e irmãos e também os avós).

            Devemos sim oferecer a eles o que precisam para se desenvolver, mas ao mesmo tempo precisam abrir mão do que querem por algo maior, pelos relacionamentos, pelo bem-estar familiar, pelo bem-estar dos pais.

          Os pais aprendem a ser pais e os filhos aprendem a ser filhos, mas antes de tudo somos humanos, e como tal nos relacionamos, nada somos sem o outro. O eu que atropela o nós pode se sentir bem em curto prazo, mas, na vida, o conforto, o amor, o cuidado e um enorme prazer residem no estar-com-o-outro e não com outro que nos serve, mas com outro que existe para nós com a mesma importância com que existimos para ele. Reciprocidade faz parte da educação e é necessária para o bem-estar individual, familiar e social.

 

Imagem

 

Fonte: livro “Mulher sem Script”, de Natércia Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: