Noites calmas: de bem com o sono! Por Dra. Carla Góes

Uma boa noite de sono é capaz de fazer verdadeiros milagres em nossa vida, principalmente no que diz respeito à saúde física e mental. O sono renova as energias, proporciona o descanso necessário e é de extrema importância no metabolismo, pois é no momento de repouso que são produzidas substâncias como a melatonina e os hormônios, como o GH (hormônio do crescimento), essenciais para mantermos o corpo jovem e em equilíbrio. Estudos provam que quem dorme menos que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente e está mais propenso a infecções, obesidade, hipertensão e diabetes.

            Sabe aquela sensação de ânimo e disposição após uma noite bem dormida? Não é à toa que acontece, e o nosso corpo precisa disso.

            O sono ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumenta a concentração e diminui o estresse, causa este de muitas doenças. Pessoas que não conseguem ter uma boa noite de sono, como aquelas que sofrem de insônia, podem ter comprometidos o raciocínio, a aprendizagem, a realização de tarefas diárias, passando a executá-las como se fossem muito cansativas, chegando até mesmo a comprometer o ambiente de trabalho e a vida familiar. Num estudo realizado pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, indivíduos que não dormiam havia 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue – quantidade equivalente a três doses de uísque.

            Além das essenciais horas de sono, o importante é que exista também qualidade, pois um repouso tranquilo é o ideal. Atualmente homens e mulheres muito sobrecarregados com a vida profissional, insegurança no trabalho, competição elevada, violência, entre outros fatores, chegam aos consultórios médicos com a queixa de que passam as noites resolvendo os problemas, porém, muitas vezes, acordam com a solução. Seria muito bom se isso não fosse prejudicial.

            Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de sete a oito horas de sono diárias.

 

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Fonte: livro “Beleza Sustentável – Como pensar, agir e permanecer Jovem”, de Dra. Carla Góes – Integrare Editora

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