Para ter foco… TODOS OS DIAS! (Dulce Magalhães)

            Para desenvolver o foco precisamos aprimorar nossa percepção e capacidade de escolha. Assumir riscos calculados e ir além do que já compreendemos e assimilamos.

            Nossos sentidos não são treinados para ver o todo. Vemos a vida por etapas, partes, sequências, episódios. Nossa memória é a fragmentação da experiência. Nosso olhar vê tudo de certo ponto de vista, pois não consegue abarcar toda a realidade. Só podemos guardar a maciez daquilo que tocamos, pois o intocado não pode ser percebido. Ouvimos e falamos limitados pela linguagem e pelos conceitos que somos capazes de decodificar.

            Para ampliar nossos horizontes, rompendo as fronteiras internas que nos impusemos, precisamos percorrer de novo os caminhos conhecidos a partir de uma trajetória arquetípica, ou seja, temos de ir além do analítico racional e exercitar nossa percepção dentro da esfera do simbólico intuitivo.

          Toda a sabedoria se expressa em um espaço além das palavras, além das ideias objetivas, e da experiência tangível. O sutil, o subjetivo e o intuído são algumas das facetas da consciência. Se não há um fundo de contraste, não é possível compreender as letras da superfície. Ler a vida e ver o que está escrito, feito, experimentado, mas também perceber o todo que faz isso possível.

 

          Se prestarmos atenção, cada dia representa um movimento especial de ciclos de vida, apresenta um foco em si mesmo. Se seguíssemos o fluxo da sabedoria dos dias, levaríamos nossa existência bem mais alertas, desfrutando cada passo, reconhecendo cada encontro, permitindo que o melhor de nós aflorasse nas trilhas iluminadas de cada santo dia.

 

Imagem 

 

Fonte: livro “O foco define a Sorte – A forma como enxergamos o mundo faz o mundo que enxergamos”, de Dulce Magalhães – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: