Educação: como vive a família hoje? Por Içami Tiba

Com a pílula, a mulher adquiriu o controle da sexualidade e da natalidade. Esse passo gigantesco na história do machismo é uma das pequeninas modificações que compõem uma prodigiosa evolução da humanidade jamais vista.

            Acrescento a essas idéias as mudanças de costumes, novos desenhos e relacionamentos nas famílias, preocupações e ações para a preservação da Terra, gerações que duram poucos anos, os computadores e os celulares que se tornaram imprescindíveis à vida pós-moderna.

            Com tantas e tamanhas mudanças, a educação se torna mais difícil, dificultando também a visão do futuro dos filhos. Quem tem filhos com 10 anos de diferença entre um e outro já viu o mais novo perguntar ao mais velho se “no tempo dele…” já havia… A frase aponta para a certeza de que o irmão caçula já vive um tempo diferente, a ponto de fazer a mesma pergunta que há algumas décadas um neto perguntava ao avô.

            Assim, o que valia na educação dos pais tem que ser atualizado para a dos filhos. Não se consertam programas de computador com prego e martelo, como não se prende mais o filho no quarto de castigo, tampouco os pais podem responder “porque é assim e pronto!” ou mesmo “porque eu quero e chega” e muito menos “porque quem manda aqui sou eu!”.

            Mais que os homens, entretanto, as mulheres passaram por mudanças radicais nos seus comportamentos, influenciando bastante a educação dos filhos. Chamo a atenção para os mais recentes movimentos destes últimos 50 anos, que considero básicos para compreendermos as crianças de hoje.

 

Imagem

 

Fonte: livro “Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: