Para ser reconhecido: conheça-se!

 

A competência mais requisitada dos líderes pelos CEOs das grandes empresas mundiais não é a capacidade de motivar pessoas, administrar conflitos ou recrutar times vencedores. A competência mais valorizada nas pessoas com potencial para ocupar o topo das organizações é o autoconhecimento. Ouvi esse argumento da professora Christine Porath, da Universidade de Georgetown, em Washington, e coautora do livro The Cost of Bad Behavior e de um interessante artigo publicado na revista Harvard Business Review, “Happiness Means Profits”.

Na hora fiquei surpreso, mas, pensando bem, faz sentido. Se você se conhece, tudo fica mais fácil. Christine Porath argumentou: desenvolver o autoconhecimento é um passo fundamental em todo líder. Para liderar os outros é preciso, primeiro, se liderar! Parece óbvio. Mas por que é tão difícil?

 

Autoconhecer-se significa olhar para dentro de si mesmo, o que gera um enorme desconforto. É muito mais divertido prestar atenção nos outros. Que atire a primeira pedra quem nunca fez isso! Eu mesmo faço isso às vezes, apesar de considerar esse comportamento pouco produtivo.

Deixar de reparar nos outros é uma missão quase impossível. Esse comportamento deve fazer parte do nosso DNA. Proponho equilibrar essa atitude, reparando menos nos outros e mais em nós mesmos.

Gostaria de atrair a atenção do leitor para as vantagens de começar a se reconhecer (do latim recognoscere, que significa “conhecer de novo”). Isso mesmo, reparar em si com a mesma energia dedicada a reparar nos outros, mas com novo olhar. Esse exercício de reconhecimento pode ser o início de uma busca mais profunda de quem você é, do que procura e deseja e de como quer ser visto pelo mundo.

 

6_Será que é possível_Sergio Chaia_Integrare Ed

 

Fonte: livro “Será que é possível? Aprendizados, histórias e resultados na busca da harmonia entre vida profissional, pessoal e espiritual”, de Sergio Chaia – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Saiba mais sobre o livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: