Fluindo com a vida!

 

É preciso fluidez para viver o dia a dia sem estresse ou traumas, acolhendo cada experiência pelo que é em si mesma. Revisando nossa forma de lidar com os dias, podemos chegar a novas formas de vivê‐los. Aceitação é uma palavra‐chave para não nos frustrarmos com a natureza dos processos e sermos capazes de desfrutar de cada dia sem perder o foco.

Uma interessante e tradicional história pode nos ajudar a compreender ainda melhor essas premissas.

 

Ela conta que certo dia um pajé muito velho foi procurado por um homem que queriasaber o segredo de sua longevidade. O            pajé, que, apesar de muito idoso, ainda mostrava um semblante com poucas rugas e cabelos bem escuros, parou para pensar sobre a pergunta e depois respondeu:

— Para mim o segredo da longevidade é nunca discutir com ninguém. Aceitar e acolher todas as verdades, pois tudo é parte da grande verdade.

          O homem, que, apesar de jovem, já apresentava sinais da idade, como cabelos grisalhos, rugas ao redor dos olhos e um semblante cansado, insatisfeito com a resposta do pajé, retrucou:

— Mas o senhor não acha que o debate é muito importante? A ignorância não seria por si mesma um mal? Quando nos propomos ao debate de ideias, estamos ampliando nossa consciência e evoluindo, o senhor não concorda?

          O pajé parou, pensou longamente e, por fim, respondeu:

— É, você tem toda a razão.

 

Esse pequeno encontro com a sabedoria do pajé pode nos fazer refletir sobre o que estamos defendendo, e de que forma. Como aceitamos as opiniões discordantes e o que pensamos sobre nossas próprias ideias?

Cada dia, cada instante, todo o tempo, há múltiplas possibilidades que precisam ser acolhidas e transcendidas para mantermos o foco. O sábio nos ensina que o acolhimento ao pensamento diverso e a aceitação de opiniões discordantes não são uma fraqueza ou um sinal de ignorância de nossa parte, mas a arte da verdadeira sabedoria.

 

2_O foco define a sorte_Dulce Magalhães_Integrare Ed

 

Fonte: livro “O foco define a sorte – A forma como enxergamos o mundo faz o mundo que enxergamos”, de Dulce Magalhães – Integrare Editora

Saiba mais sobre o livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: