Aprendendo a Fluir!

O primeiro passo para quem deseja fluir é fazer uma reflexão sobre o tipo de onda em que está embarcando. Aqui não me refiro àquelas que surgem do nada e nos carregam compulsoriamente, mas às que nós mesmos escolhemos por influência da sociedade.

É uma sociedade que cultua o sucesso e aponta modelos para seguir, como o executivo que dá palestras, o empresário que fez fortuna da noite para o dia ou o profissional famoso que é referência de mercado. De olho nos resultados e no reconhecimento que esses modelos obtiveram, tentamos trilhar a mesma carreira que eles trilharam – aí podemos pegar uma onda que nada tem a ver conosco, exige-nos manobras difíceis e imensos esforços. Em vez de fluir, acabamos de fato caindo da prancha mais cedo ou mais tarde, pois tentamos viver a vida dos outros, não a nossa; procuramos desenvolver os potenciais alheios em lugar de reconhecer e burilar os nossos; insistimos em perseguir as oportunidades que surgiram para os outros e não percebemos as que surgem para nós.

Para fluir, temos de seguir as ondas que nos levam ao encontro do nosso propósito, ou seja, o papel que viemos desempenhar neste mundo. Uma forma de reconhecer o propósito é por meio dos talentos, uma espécie de inteligência inata que possuímos para fazer determinadas coisas. Outra é nos deixar guiar por aquilo que nos apaixona e tem relevância para nós. Precisamos deixar de lado os modelos de sucesso dos outros (que até podem funcionar para eles, mas não necessariamente funcionarão para nós) e questionarmos: “O que me faz satisfeito? O que eu quero de verdade para mim?”. Já o sentimento da relevância diz que o que fazemos é importante: quando sentimos que há relevância no que fazemos, valorizamos o que fazemos, acreditamos no que fazemos, apreciamos o que fazemos. E fluímos.

 

Fonte: Leila Navarro em “Pensamento estratégico para líderes de hoje e amanhã” – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Saiba mais sobre o livro!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: