Você pensa antes de falar?

 

Clareza de idéias é uma qualidade dos bons comunicadores: eles tornam claros os pensamentos para que os outros possam “vêlos”. Organizam as idéias antes de organizar as frases. Comece a observar se você pensa antes de falar, assim como pensa antes de escrever, e se organiza as frases com a melhor lógica possível. Depois, treine a melhoria da organização de suas frases. Sim, ter clareza pode ser uma questão de treinamento.

Não tenha medo de ser considerado pedante por conjugar os verbos corretamente, fazer concordância pronominal e pronunciar as palavras por inteiro, sem comer finais ou deixar partes entregues ao subentendido. Prefira ser elogiado pela clareza. Quando alguém não entender sua mensagem, pergunte a si mesmo: “Por que será que eu não me fiz entender?”, em vez de transferir a responsabilidade ao outro, perguntando: “Por que será que ele não me entendeu?”.

Clareza de expressão é a manifestação externa da lucidez do pensamento. Pessoas lúcidas são as que luzem, ou seja, emitem “luz”, e seu traço principal é a coerência das idéias na construção das frases. “Lúcida” é o nome que se dá à estrela mais brilhante de uma constelação, também chamada “estrela alfa”. “Lúcida” é ainda a designação de uma técnica de lapidação de diamantes que confere à pedra um brilho maior, que se traduz em imensa beleza. Pessoas lúcidas também são assim: brilham mais pela maneira como se comunicam.

Demonstre lucidez pela organização de seu discurso. O ritmo adequado da fala facilita o entendimento da mensagem. Observe a velocidade, pois há quem fale depressa demais, assim como há quem fale muito devagar. O primeiro tipo angustia o interlocutor, pois não cria o tempo necessário à interpretação; o segundo irrita com a monotonia, pois o entendimento de uma frase acontece antes que ela termine, e isso pode gerar dispersão. O timing verbal também deve levar em consideração o comprimento das frases, a obediência à pontuação e a ênfase das sílabas mais significativas. E, principalmente, lembre-se de colocar suas opiniões dentro, e não por cima  da conversa geral com outras pessoas: isso garantirá que você seja sempre uma pessoa agradável de conversar.

 

Fonte: livro “Caminhos da Mudança” de Eugenio Mussak – Integrare Editora

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