Equipe de negócios e de Esporte

Resultados na gestão e no esporte são objetos de comparação óbvios. Nos negócios e nos jogos as equipes têm de adquirir quatro competências:

 

Entender as regras do jogo | Não adianta jogar futebol com as mesmas regras do rúgbi. Os jogadores receberiam um cartão vermelho na primeira jogada.

 

Entender as estratégias e táticas do jogo | Esperteza para apreciar as nuanças do jogo e saber quando e como atacar ou defender.

 

Entender a competição | Apreciar o que as outras equipes trazem para o jogo.

 

Entender a si mesmo e suas próprias habilidades | Autoconfiança no reconhecimento do próprio talento e do lugar que ocupa. Goleiro é goleiro, talvez não seja um bom centroavante. Isso implica reconhecer a contribuição de cada um para o sucesso do todo.

 

Essas são as comparações óbvias. Entretanto, a grande lição para os líderes de equipes de negócio ou de futebol é como trabalhar com e por meio de outros. Há uma palavra que aprendi nas minhas andanças pela Índia – onde já passei quase cinco anos da minha vida ao todo. Essa palavra é karan-karavanhar e significa “aquele que faz ou mostra, e o faz por meio de outros”. Aplicada à ideia de um líder com sua equipe, implica uma relação quase simbiótica entre ele e as pessoas com que e por meio de quem ele está trabalhando.

Fonte: livro “O espírito do Líder – Lidando com a incerteza permanente” de Ken O’Donnell – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Saiba mais sobre o livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: