Como construir a liderança dentro de um processo de mudança?

Ações-chave para construir uma liderança efetiva de mudança As questões que você precisa responder para construir uma liderança efetiva de mudança são:

1. Você já identificou os líderes que poderão lhe ajudar a ter sucesso no projeto? No início do projeto, você pode receber uma lista de pessoas ou dizer que certos indivíduos serão cruciais. Ouça todas as opiniões e então tome suas próprias decisões sobre quem você precisa envolver na mudança.

2. Você já construiu um suporte inicial para o que deverá ser feito para o projeto ter sucesso? É geralmente muito mais eficaz se você tiver o compromisso de líderes-chave — eles podem ser sponsors, influenciadores ou outros agentes — logo no início do processo de mudança. Firme um compromisso com eles antes que construam um ponto de vista forte sobre a mudança.

3. Os líderes-chave têm as habilidades e o desejo de terem sucesso e de apoiar você? Se não, então você deve tentar consertar isso. Na minha experiência, líderes geralmente não gostam de admitir a falta de alguma habilidade, embora seja a própria falta de habilidade que se manifeste como um baixo desejo de mudança. Então comece com uma sutil construção de habilidade para que líderes-chave sejam certificados de que tenham as habilidades necessárias para a mudança. Dessa forma, eles têm mais chance de apoiarem você e a mudança.

4. Você já se preparou para liderar essa mudança? Ela é cheia de incertezas, ambiguidades e pode exigir muito de você, mesmo que esteja preparado. Pense como você pode melhorar suas habilidades, seu pensamento e flexibilidade antes de começar. Mais importante, tire algum tempo para você. Você precisa de tempo para refletir e recarregar as baterias.

 

Uma liderança efetiva é o primeiro passo real em direção à mudança após o propósito compartilhado ter sido definido. As pessoas têm mais chance de apoiar uma iniciativa de mudança quando veem a pessoa liderando a mudança “fazer o que diz”. Na verdade, eu diria ainda que a menos que a liderança de mudança esteja exibindo o comportamento que busca nos outros, então a mudança nunca alcançará seu potencial de caso de negócio. Essa demonstração prática da mudança ajuda as pessoas a superarem as dificuldades inevitáveis que vêm com as adaptações à mudança: os processos de pensamento geralmente inconscientes, como, “Bem, se X ou Y podem fazer, eu também posso”. Uma vez tendo uma forte liderança de mudança para a iniciativa, você pode começar a desdobrar os processos de engajamento.

 

Fonte: livro “Gestão de mudança com sucesso – Uma abordagem organizacional focada em pessoas”, de  David Miller – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Clique aqui para baixar o 1º capítulo do livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: