Da gestão de cargos, procedimentos e sistemas para o empresariamento de pessoas

Após a Segunda Guerra Mundial, as autoridades militares norte-americanas solicitaram aos grandes empresários da época que contratassem os detentores de algumas patentes militares, pois o governo não tinha condições de mantê-los na sua folha de pagamento. O pedido foi atendido. Das 100 maiores empresas americanas do pós-guerra, cerca de 30 dirigentes da área de RH tinham passado militar. Daí se originou a administração de cargos (não de pessoas) por meio de procedimentos e sistemas, inspirados no modelo militar. O funcionário era “enquadrado” conforme sua “patente” e recebia um cargo e o pacote de benefícios inerente, sem levar em conta suas peculiaridades e individualidades.

A Gestão de Pessoas por meio de processos e procedimentos exime o gestor de customizar salários, treinamento e avaliação de desempenho. O sistema se encarrega de fazer isso pelo chefe, já prevendo as competências e atribuições de cada cargo e o salário compatível com aquelas funções.

Esse modelo não se ajusta ao contexto de “montanha-russa” em que as empresas vivem hoje, no qual as pessoas terão de fazer “mais e melhor”, diferentemente do atual “mais com menos”.

Acompanha cada membro de sua equipe de maneira customizada, um a um. O novo líder aloca mais tempo para Pessoas, Clientes e Parceiros, em vez de gastá‑lo em dezenas de reuniões internas e burocracias. A partir desse novo paradigma, a Gestão de Pessoas passa a ser missão de todos os líderes e gestores e não mais do RH.

 

 

Fonte: trecho do livro “A NeoEmpresa – O futuro da sua carreira e dos negócios no mundo em reconfiguração”, de César Souza- Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Clique aqui para baixar o 1º capítulo do livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: