Competição

No que diz respeito à competição no caratê, há duas linhas de pensamento. Segundo a primeira delas, a competição possibilita o progresso, por estimular o desenvolvimento das habilidades. Os defensores da outra linha acreditam que a competição gera ciúme, ambição e inveja diante do status ou dos títulos conquistados pelo praticantes.

A competição é um assunto polêmico, seja no caratê, seja na vida. Porém, não importa o lado em que você se posicione nesse debate, é quase impossível evitá-la. Todos nós sempre competimos por algo, em diferentes situações: podemos estar de olho em um novo cargo na empresa ou em um lugar na frente do ônibus, durante uma viagem longa.

Pense em quanto tempo e energia você desperdiça olhando para trás, em vez de seguir com a vida. Deve haver uma maneira melhor de viver além do universo da competição, carregado de tensão. Sim, há um modo melhor, e isso não significa que você tenha de abandonar completamente a competição.

Sempre haverá alguém com mais conhecimento, com mais talento ou mais popular que você. Não se compare com os outros. Não permita que ninguém determine as metas que deve estabelecer para si. Em vez disso, estabeleça metas e objetivos que façam sentido para você. Entre numa competição consigo mesmo. Faça a avaliação de seu crescimento ao longo deste ano em relação ao progresso feito no ano anterior, e não em relação ao progresso de seu adversário.

 

Fonte: trecho do livro “Pura Sabedoria – Coisas simples que transformam o dia a dia”, de Dean Cunningham – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Clique aqui para baixar o 1º capítulo do livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: