A imagem não é algo controlável; apenas influenciável.

Ok! Então quer dizer que já que não posso fazer nada a respeito da imagem, devo demitir todo o departamento de marketing e começar a rezar para a minha empresa ser bem vista pelo mercado?

Não! Pelo contrário: marketing é essencial para qualquer empresa. Como já visto, não se tem controle sobre a imagem, mas a empresa certamente tem um papel preponderante na sua construção.

Não se pode esquecer que é a empresa que distribui as peças do quebra-cabeça e é justamente aí que ela precisa manter a coerência e a sintonia com a sua identidade.

Peças bem encaixadas e distribuídas de maneira compatível com os atributos da identidade podem não garantir o resultado desejado na cabeça do consumidor, mas certamente aumentam enormemente as chances de a empresa ser vista da maneira como ela realmente é.

Os consultores Brandt e Johnson (1997, p. 100) apresentam um quadro bastante esclarecedor sobre as diferenças entre os conceitos de imagem e identidade:

Fonte: trecho do livro “DNA Empresarial – Identidade Corporativa como Referência Estratégica”, de Lígia Fascioni  – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Clique aqui para baixar o 1º capítulo do livro!

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