Crenças e conceitos adquiridos

Se às considerações da psicologia acrescentarmos o que diz a neurociência, teremos uma visão mais ampla das causas que nos levam a ter problemas de autoconfiança. Segundo a neurociência, nosso cérebro registra tudo o que gravamos nele, seja verdadeiro ou falso, positivo ou negativo, e a partir desses registros constituem-se as crenças que influenciam nossos comportamentos e conceitos.

No início da vida, o cérebro é como um disco rígido de computador completamente vazio. Então, conforme crescemos e temos as típicas experiências de tentativa e erro da infância, gravamos nesse disco o feedback que recebemos das outras pessoas. Podem ser retornos positivos e encorajadores como “não faz mal que você derrubou o leite, vamos limpar o chão e pegar outro” ou “tudo bem, da próxima vez você poderá fazer certo” ou “você é inteligente, estude um pouco mais e irá melhor na prova”. Mas também podem ser retornos arrasadores para a autoconfiança. Derrubamos o leite e ouvimos:

“Você é tão desastrado!” Cometemos um erro e perguntam:

“Por que você não faz nada certo?” Tiramos notas baixas e nos advertem: “Se você não for bem na escola, nunca terá um bom trabalho quando crescer”.

O que também nos influencia, e muito, são as crenças e conceitos que absorvemos do ambiente em que vivemos, especialmente do lar. Passar a infância ouvindo dizerem que “a vida é dura”, “nascemos para sofrer”, “quando a esmola é muita o santo desconfia”, “não se pode confiar nos outros”, “não dá para ser feliz o tempo todo”, “a sorte sorri apenas para alguns” e coisas do gênero, é o suficiente para nos fazer duvidar de nossa capacidade de ser bem-sucedidos e nos tornar desconfiados em relação aos outros.

 

 

Fonte: trecho do livro “Confiança – a chave para o sucesso pessoal e empresarial”,  Leila Navarro e José Maria Gasalla  – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Clique aqui para baixar o 1º capítulo do livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: