Um dos maiores prazeres do professor é acolher um aluno com vontade de aprender. Infelizmente, na realidade brasileira, a maioria dos alunos está mais interessada em diplomas do que na aprendizagem em si. Encontramos pessoas vivendo no Brasil inteiro, em aglomerações que vão de pequenas vilas, bairros periféricos e cidades pequenas – onde o futuro é pouco promissor – a grandes centros metropolitanos, onde são numerosas as oportunidades para todos os tipos de competências profissionais.
Onde quer que essas pessoas estejam localizadas, elas podem ser divididas em três grandes grupos:
1 Parados, que Marcam Passos no local e que até para aprender são lentos;
2 Movimentados, que dão pequenos Passos Além, mas que não saem do local e só aprendem o suficiente para melhorar suas vidas;
3 Migrantes, que dão grandes Passos Além, predispostos a sair do seu local de origem, bairro, cidade ou estado em busca de algo que até então não encontraram, dispostos a aprender o que for necessário para conseguir o que querem.
Fonte: trecho do livro “Pais e Educadores de Alta Performance”, de Içami Tiba – Integrare Editora
Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.
Olá Dr.Içami Tiba adoro seus livros e suas palestras. O texto relata uma realidade. “Estão mais interessados em diplomas e certificados, talvez para pendurar nas paredes e ostentar poder.
Alguns que têm facilidade de decorar textos inteiros,o fazem só para passar em provas. Discutir assuntos importantes ninguém quer. Precisamos continuar a incentiva-los para ler bons livros e assistir bons programas de TV, assim como o seu livro esclarece.
Um grande abraço e muita luz.