Xingar o funcionário X Elogio, reconhecimento e feedback

As lideranças, de uma forma geral, deparam-se diariamente com inúmeras situações em que, mais do que repassar informações, necessitam comunicar problemas e dar feedbacks, muitas vezes negativos.

Para a comunicação de situações problemáticas, o líder deve ser específico a fim de que as pessoas compreendam sobre o que ele está falando, mas sem críticas, caso contrário gerará comportamentos defensivos.

Para ser específico, o líder terá que:

• descrever o que era esperado, ou seja, o que deveria estar acontecendo ou o comportamento desejado;

• descrever o que observou e em que aspecto isso difere da sua expectativa; e

• perguntar o motivo pelo qual, na opinião das pessoas, o problema aconteceu.

Por fim, deve parar de falar para ouvir o que as pessoas têm a dizer, sempre valorizando a participação de cada um.

Muitas vezes, é tentador protelar o feedback negativo porque o líder sente-se desconfortável ao dá-lo. Mas o atraso reduz a clareza e a utilidade do feedback. Da mesma forma, amortecer a crítica com uma série de comentários iniciais também gera uma reação emocional negativa.

Fonte: trecho do livro “Endomarketing de A a Z – Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa”, de Analisa de Medeiros Brum – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.


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