Construindo equipes vencedoras na família empresária

Encontrar, hoje, um profissional que reúna alta qualificação em determinado tema e que tenha, ao mesmo tempo, visão ampla e sistêmica, associada a uma base filosófica, espiritual e humanística é uma tarefa das mais difíceis. Pois tenho o prazer de apresentar a você, leitor, uma pessoa que reúne esse conjunto de competências – o professor, consultor e autor Eduardo Najjar.

Ele consegue, neste livro, uma síntese também rara de obter.

Normalmente, o tema da empresa familiar é tratado sob a ótica dos negócios ou sob a perspectiva da família. Este livro consegue com maestria nos colocar diante do grande dilema dos negócios familiares: devo tomar decisões com base no business, optar pelo que é melhor para a empresa ou devo privilegiar a dimensão e os aspectos emocionais envolvidos em lidar com familiares? O autor aborda as duas faces do mesmo desafio apresentando casos com situações do mundo real de forma agradável e instigante, provocando a nossa reflexão.

Após vários anos dedicados ao ensino em reputadas escolas de administração, Najjar tem se dedicado ao tema da família empresária, indo muito além da empresa familiar. Tornou-se referência no Brasil e no exterior para aconselhar patriarcas e matriarcas, assim como orientar herdeiros a encontrar o equilíbrio necessário que leve a um maior grau de sucesso e resultados nos negócios, preservando a harmonia familiar e conseguindo obter maior felicidade em casa, sem destruir o negócio.

O livro trata da família e do mundo dos negócios, da razão e da emoção, dos naturais conflitos de papéis que surgem na dinâmica do dia a dia, da comunicação entre pessoas que vivem sob o mesmo teto e também nas salas da empresa. E como não poderia deixar de ser, aborda de frente o verdadeiro calcanhar de Aquiles das empresas: a sucessão.

Como identificar, desenvolver e engajar novos liÅLderes, substitutos e sucessores na família? Como fazer tudo isso se o melhor caminho é a profissionalização da empresa e a retirada dos familiares da gestão? Como separar patrimônio de gestão? Como estruturar a governança de uma empresa familiar?

Além de provocar a reflexao sobre essas questões e dar algumas pistas para o encaminhamento das soluções para esses dilemas, a segunda parte do livro nos traz um rico e interessante conjunto de histórias reais da vida de empresas familiares, comentando vários casos com tom bem-humorado e sem perder a profundidade.

Já comecei a usar na prática o conteúdo deste livro, mesmo antes de ser publicado. Determinado cliente meu, um jovem de 32 anos foi nomeado diretor-presidente de uma empresa de porte relevante, com faturamento superior a R$ 1 bilhão e com cerca de quinhentos colaboradores. Ligou-me, na véspera da sua primeira reunião com o Conselho de Administração da empresa, para perguntar como deveria tratar o presidente do conselho:

“Neste caso, chamo ele de meu pai ou de senhor presidente?”.

Nao sei que resposta você daria, caro leitor, mas a minha foi rápida: disse que mandaria um motoboy entregar a ele, em minutos, uma cópia dos originais do livro do Eduardo Najjar, ainda não publicado, aconselhando-o a ler naquela noite.

Desculpe, Eduardo, por ter utilizado os originais do livro sem sua autorização. Mas suas ideias fizeram um enorme bem àqueles pai e filho.

Você, leitor, que agora tem este livro em mãos, aproveite-o bem. Saboreie cada capítulo. Vá refletindo, tirando suas próprias conclusões. Convide seus familiares a ler o livro. Discuta, questione, mande um e-mail para o Eduardo Najjar contando o seu caso, as situações e dilemas em que vive, pois certamente ele vai respondê-lo. Um segredo: Eduardo Najjar é movido à paixão pelo que faz!

 

César Souza

Presidente da Empreenda Consultoria, consultor e autor

Fonte: Trecho do Livro “Empresa Familiar – Construindo equipes vencedoras na família empresária”, de Eduardo Najjar – Integrare Editora

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Clique aqui para baixar o 1º capítulo do livro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: