Mente e Matéria

Meditação significa focar a minha atenção nos aspectos da verdade eterna e, quando adquiro a capacidade de ouvir, a eternidade fala comigo por meio de múltiplas fontes.

Assim, se estou sentado sozinho à beira-mar, é fácil sentir-me transportado pela imensa energia do vento e das ondas para um reino além das limitações do tempo e do espaço, bem como, ao contemplar a beleza e a complexidade de uma flor, certamente minha admiração em relação à criação será renovada. Se olho as estrelas em uma noite calma, sinto-me atraído para fora do meu corpo para a imensidão do Cosmo e o impressionante poder da natureza refletirá a vastidão da minha própria identidade eterna. Já a compreensão e a experiência dessa identidade revelarão o segredo que me permitirá meditar à vontade.

A matéria é estabelecida no tempo e no espaço e tem seus próprios limites. A mente, contudo, está além das limitações determinadas em termos de parâmetros físicos.

Quando começo a olhar para o que está acontecendo em minha mente, o seu poder surpreendente se torna manifesto. Ela pode me conectar a um amigo em Nova York ou Bombaim em uma fração de segundo, ou mesmo posso pensar instantaneamente sobre ontem ou acerca de 20 anos atrás, sobre hoje à noite ou sobre os próximos cinco anos. Minha mente pode até mesmo se mover em uma dúzia de direções diferentes ao mesmo tempo.

Os próprios pensamentos têm distintos níveis de poder. Às vezes, eles passam voando, deixando apenas um rastro; em outros momentos, eles são acompanhados por sentimentos tão intensos que chegam a influenciar toda a minha perspectiva, assim como meu estado interior. Pensando em um feriado prazeroso que tive no verão passado, por exemplo, eu poderia ser levado de volta para a bela experiência e repleto de carinho e felicidade irradiar esse estado a quem estiver a minha volta. Em contrapartida, os pensamentos sobre a morte de um dos meus melhores amigos dez anos atrás terá um impacto muito diferente.

Fonte: Trecho do livro “O Poder da Cura de Deus – Como encontrar  verdade interior através da meditação, de B.K. Jayanti

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre contato conosco.

Clique aqui para baixar o 1º capítulo do livro!

Deixe uma resposta

