Rompendo os medos – Dicas para facilitar a primeira vez

Um dos medos mais fortes enfrentados pela adolescente é de que o rompimento do hímen provoque dor e sangramento. Na verdade, como essa membrana é muito fina, dificilmente isso acontece.

O que, na verdade, causa dor é o medo. Ele faz a mulher contrair seus músculos a ponto de impedir qualquer passagem pela vagina.

A famosa hemorragia também não costuma ocorrer, apenas um leve sangramento, a menos que a mulher fique rígida demais.

Agora, o lugar para esse acontecimento é muito importante. De modo geral, não é recomendável iniciar a vida sexual em ambiente tenso, com a possibilidade de ser surpreendida por alguém, como no carro ou no quarto do namorado. O ambiente deve ser relaxante.

É importante conscientizar a garota dos fatores que podem gerar medo, ansiedade, inibição e dos que facilitam a “entrega”.

A idealização do parceiro atrapalha. Em geral, a garota vê o namorado como um ídolo, quase um deus, alguém muito experiente, quando na verdade ele pode não passar de um menino assustado. Os ídolos foram feitos para serem admirados a distância. A visão de ídolo ou príncipe encantado dificulta a intimidade e a formação de vínculos. Aliviaria muito a ansiedade da adolescente saber que seu parceiro está tão apavorado quanto ela.

Seja como for, a presença do médico na vida da adolescente tem como objetivo não só alertar, mas também diminuir e aliviar angústias e medos pela orientação. O uso de anticoncepcionais eficientes afasta o fantasma da gravidez e permite a ela se apropriar da sua sexualidade.

Fonte:  Trecho do livro “Mulher – Um projeto sem data de validade”, de Malcolm Montgomery

Para mais informações sobre o tema, consulte o livro ou entre em contato conosco!

Clique aqui e baixe o 1º capítulo do livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: