20% de ação + 80% de resultado?

Há um conceito na economia conhecido como Princípio de Pareto por ter sido identificado no início do século XX  pelo economista italiano Vilfredo Pareto. O princípio traz reflexões que são bastante oportunas quando se busca focar  resultados. Ele ressalta o desequilíbrio entre causa e efeito e  entre esforço e resultado, afirmando, de forma genérica, que  80% dos resultados que obtemos estão relacionados a 20%  dos nossos esforços. Ou seja: apenas algumas ações levam a  maior parte dos resultados; em contrapartida, a maioria das  ações leva a menor parte dos resultados. Existem diversos  exemplos que podem ilustrar esse princípio:

É evidente que a “regra” dos 80/20 não é um índice absoluto e rigorosamente científico, trata-se apenas de uma referência quantitativa. Porém, serve para estabelecer uma estratégia de atuação, principalmente quanto a estabelecer prioridades.

Afinal, basta identificar os 20% de esforços e ações que são responsáveis pela geração de 80% dos resultados e concentrar-se neles, procurando garantir que ocorram como previsto, o que  implica constante melhoria e aperfeiçoamento do processo.

 

Fonte: trecho do livro “Geração Y – Ser potencial ou ser talento? Faça por merecer”, de Sidnei Oliveira – Integrare Editora 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: