A educação como projeto de vida: com metas a atingir, estratégias de ação e competências específicas

A maioria dos pais tem dificuldades em educar os seus filhos, pois suas experiências familiares e pessoais não são suficientes para formar valores nos seus filhos filhos. Muitos filhos têm “crescimento silvestre” e não educação “orquestrada” para construírem sua cidadania.

A maioria dos professores e educadores tem dificuldades de lidar com os seus alunos porque, para formar alunos, não basta esforços e iniciativas de boa vontade se não houver competências e estratégias de ação, principalmente para alunos que não têm motivação para aprender. Dizem esses jovens que “a escola é boa, o que atrapalha são as aulas”.

O que percebo é que falta aos pais e professores um preparo para orquestrar uma educação que realmente forme valores e competências nos seus filhos e alunos.

 

Quem conquistou a liderança deu um Passo Além  aos seus liderados, sejam eles filhos ou alunos. Mas, se quiser apenas manter essa posição, e não der mais Passos Além, ficará a Marcar Passo e será devorado pela obsolescência.

Pais e educadores que não derem um Passo Além do que habituaram a fazer com os seus filhos e alunos, estão a Marcar Passo. Seus educados não se desenvolvem, pois não é errando que se aprende, mas sim corrigindo o erro. Pior que não aprender é o aprender errado, isto é, fazer errado e achar que está certo e continuar errando. Porém, aprender onde errou e corrigir esse erro pode ter ajudado a acertar.

 

 

Ainda essa semana, disponibilizaremos no Blog o primeiro capítulo do livro para download!

 

Fonte: trecho do livro “Pais e Educadores de Alta Performance”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: