Geração Y – Ser potencial ou ser talento? Faça por merecer!

Impacientes, conectados, inovadores. Segundo pesquisas, os jovens da Geração Y, nascidos entre 1980 e 1999, já dominam 47% do mercado de trabalho no Brasil e iniciam uma silenciosa transformação no mundo corporativo. Contudo, nem todos estão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho ou conquistar cargos de liderança. Em Geração Y – Ser Potencial ou ser Talento? Faça por merecer, novo livro da Integrare Editora, o consultor em gestão empresarial e desenvolvimento humano, Sidnei Oliveira, estuda o perfil desta geração e reúne orientações sobre como se diferenciar para alcançar objetivos, entre eles, se posicionar no mercado de trabalho, administrar o foco nas atividades, superar a ansiedade e investir na carreira.

“Ironicamente, a nova realidade não é mais de profissionais procurando emprego, mas sim de empresas procurando bons profissionais. Diante deste novo contexto, os jovens precisam se adaptar novamente e construir canais de comunicação mais claros e adequados se quiserem ser contratados para bons empregos,” – pondera o autor, que alia o conhecimento acumulado como consultor, às experiências vivenciadas como palestrante. O resultado é um livro original com orientações, sugestões e um teste que possibilitará ao leitor avaliar seu nível de desenvolvimento em habilidades como: inovação, colaboração, individualidade, informalidade e reconhecimento.

Autor de Geração Y – O nascimento de uma nova versão de líderes, também lançado pela Integrare Editora em 2010 e que já vendeu mais de 20 mil exemplares, Sidnei Oliveira, esclarece que, entre os diferenciais do novo título em relação ao primeiro está o fato de o segundo dialogar diretamente com os jovens na faixa dos 17 aos 30 anos, discutir seus potenciais e se propor a solucionar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho. “A proposta é oferecer um material que se aproxime ao máximo da realidade destes jovens e que os ajude a compreender sua realidade, além de orientá-los a traçar seus objetivos” – comenta Sidnei.

Dividido em seis capítulos: Mudanças – os desafios das prioridades; A Carreira ainda existe; É hora de trabalhar; As novas competências; Virei chefe, e agora? e Foco Geração Y, foco! o livro apresenta orientações que vão desde o valor da clareza e da objetividade na elaboração do currículo até a importância de se manter conectado e evitar gafes no ambiente de trabalho, passando por temas delicados que envolvem comprometimento, foco, resultados, motivação e a importância de o jovem fazer a sua carreira dentro de uma empresa. Além disso, o traz depoimentos de especialistas como Carolina Duque, diretora de recursos humanos da TAM – Linhas Aéreas, José Augusto, Presidente da Lens & Minarelli Associados, Paulo Amorim, diretor de recursos humanos para América Latina da DELL e o prefácio de Vicente Picarelli Filho, sócio-líder da consultoria em Gestão de Capital Humano da Deloitte.

Competição sem freios

Para Sidnei, as dificuldades são comuns um em ambiente marcado pelo que ela chama de “hipercompetição. Entre os diferencias da Geração Y, Sidnei aponta o fato de que este jovem tem acesso a muitas informações que antes ficavam restritas às empresas. Para ele, a nova realidade permite que o jovem desenvolva premissas que formam seu emprego dos sonhos – o que pode ser uma ilusão: “o que este jovem busca são empresas que possam ajudá-lo a se desenvolver em sua trajetória e que, ao mesmo tempo, proporcionem um ambiente bacana e agradável.” Sidnei observa que na sede por uma oportunidade que ofereça este cenário, o jovem acaba em meio a um processo de experimentação de diferentes realidades, pois acredita que, quanto mais experimentar empregos e empresas diferentes, melhor preparado estará.

De acordo com o autor, experimentar é uma estratégia equivocada, pois experimentação pode confundir absorção de experiência: “normalmente o jovem manifesta este pensamento distorcido quando argumenta que está buscando “novos desafios”, esquecendo que há certamente muitos desafios no emprego que está. Alias, o primeiro e principal desafio é permanecer no emprego com todos os obstáculos que ele apresenta” – defende Sidnei.

Leia aqui o primeiro capítulo do livro!

Para visualizar o convite do Lançamento, clique aqui!

Fonte: trecho do livro “Geração Y – Ser potencial ou ser talento? Faça por merecer”, de Sidnei Oliveira – Integrare Editora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: