Líderes, vocês sabem quais valores são essenciais?

              Não acredito muito em listas de qualidades que precisamos desenvolver para nos tornarmos seres humanos melhores. Mesmo assim, no topo de qualquer lista de valores essenciais de um líder está o respeito.

              Descobri um site (http://tagcrowd.com/) que transforma blocos de textos em “nuvens” que relacionam a frequência das palavras ao tamanho da fonte. Quanto maior a fonte, mais vezes a palavra ocorre no texto.

              Por curiosidade, selecionei pelo menos cem textos de sites sobre liderança ou qualidades de lideres que eu tinha gravado no meu computador, passei para o programa que cria uma lista de freqüência de palavras e ele selecionou apenas as virtudes ou valores. Finalmente, submeti a nova lista ao site mencionado e ele gerou a seguinte nuvem de cinquenta valores:

              Vemos que “respeito” é a palavra em corpo maior pois é o valor que ocorreu mais vezes nos textos. “Confiança” está em segundo lugar e “resultados”, em terceiro. Sei que esse exercício tem pouco valor científico, mas pelo menos para mim confirmou algo em que sempre acreditei: o respeito é o valor mais imprescindível de um líder. É impossível criar um ambiente de confiança sem respeito. Igualmente, sem confiança e respeito. Igualmente, sem confiança e respeito como seria possível conseguir resultados esperados de um líder? Sem produzir resultados práticos, a conversa sobre ser um bom líder é meramente acadêmica.

Fonte: “O Espírito do Líder 2 – Lidando com a incerteza permanente”, de Ken O’Donnell – Integrare Editora

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: